SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14Malnutrition and cognitionThe conditions for success in Educational planning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.14, pp.97-110. ISSN 0100-1574.

O trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais.

Keywords : Zona urbana; Periferia; São Paulo; Sala de aula; Relações professor-aluno; Comportamento; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )