SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue41Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GARDENAL, Lília  and  PAIXAO, Antônio Luiz. Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.41, pp.3-11. ISSN 0100-1574.

A concepção do Ciclo Básico é analisada no contexto da reforma universitária que pretendeu introduzir um modelo burocrático nas instituições de ensino superior. Os autores analisam, de um lado, as implicações da proposta do Ciclo Básico e, de outro, as vicissitudes de sua implementação no país. Questiona-se o caráter das avaliações já realizadas, no sentido de que seria preciso interpretar os problemas detectados também em termos do significado da implantação do Ciclo Básico para a correlação de poder no interior da universidade.

Keywords : Ciclo básico; Ensino superior; Reforma universitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )