SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue67Pesquisa em educação: quando se é específico? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ROSSETTI FERREIRA, Maria Clotilde. A pesquisa na universidade e a educação da criança pequena. Cad. Pesqui. [online]. 1988, n.67, pp.59-63. ISSN 0100-1574.

A psicologia da criança tem se caracterizado, nas últimas décadas, como um corpo de conhecimentos extremamente fragmentado sobre aspectos isolados do desenvolvimento infantil (motor, percentual, cognitivo, afetivo, social, de linguagem, aprendizagem etc...). Além disso, tais pesquisas feitas com crianças fora de seu contexto familiar em ambientes estranhos, com adultos controlados por instruções precisas que muitas vezes bloqueiam seu comportamento espontâneo (Ferreira, 1985). Ademais, trata-se de investigações em geral feitas com uma população européia ou americana de classe média ou alta, com um predomínio de famílias nucleares, onde a mãe é basicamente que cuida da criança até ela ingressar na escola.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )