SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue69Estrutura social e educação: presença de raças e grupos sociais na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MARQUES, Evair Aparecida; FORMIGA, Luiz Carlos Duarte; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta  and  CARNEIRO, Sandra Maria Correa de Sá. Ensino e pesquisa na universidade: questão de lei ou de visão de mundo?. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.69, pp.5-16. ISSN 0100-1574.

Este texto sumaria as questões de um estudo de caso integrado ao "Programa de Avaliação da Reforma Universitária", desenvolvido pela CAPES, visando "conhecer as reais condições nas quais se realizam as atividades de produção e disseminação do conhecimento no sistema de educação superior". Propõe-se mostrar como e por que a relação entre ensino e pesquisa, prevista em lei como indissociável, pode ser melhor compreendida enquanto elaboração de um projeto dos professores e das instituições da qual fazem parte. Através da análise do discurso de quarenta professores-pesquisadores, de áreas distintas do conhecimento (Biologia, Física, Letras e Ciências Sociais), busca-se perceber a maneira pela qual eles elaboram e explicam suas práticas cotidianas num dado contexto, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que só pode ser compreendida à luz das práticas sociais mais abrangentes da sociedade brasileira e da história de suas instituições de ensino superior e de pesquisa.

Keywords : Ensino Superior; Reforma Universitária; Socialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )