SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue70Da crítica à tolerância: uma visão da educação de adultos na América Latina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CARVALHO, Marília Pinto de. Um visível cordão de isolamento: escola e participação popular. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.70, pp.65-73. ISSN 0100-1574.

Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social.

Keywords : Escolas Públicas; Condição de Vida; Movimentos Sociais; Administração Escolar.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )