SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue76The ample use of statistical data in determining political campaigns as well as the public's inability to deal with such information are tied to the contents and practices of the mathematics curriculumO cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MAZZOTTI, Tarso B.. Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.76, pp.24-30. ISSN 0100-1574.

O artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.

Keywords : Didática; Informática; COMENIO; Tecnologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )