SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue81Literature reviews in theses and dissertations: my choice of memorable reviewsVygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LAJONQUIERE, Leandro de. Acerca da instrumentação prática do construtivismo: a (anti) pedagogia Piagetiana, ciência ou arte?. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.81, pp.61-66. ISSN 0100-1574.

As diversas tentativas de aplicação pedagógica das teses psicogenéticas em geral pressupõem em geral logicamente que estas possam imbuir o educador de um poder de controle sobre a dinâmica da aprendizagem, o que acabaria tornando metódico e científico o fazer pedagógico. À luz dos estudos genebrinos, é precisamente isso que parece inviável de ser sustentado, para além das diferentes e pertinentes críticas que tais tentativas tenham recebido. A possibilidade de controlar a aprendizagem pressupõe, por um lado, que a dinâmica do aprender seria suscetível de padronização e, por outro, que o sujeito que aprende é centrado sobre sua consciência. Essas duas pressuposições colidem com teses piagetianas centrais. Este artigo tenta demonstrar, em particular, como os estudos sobre a problemática da tomada de consciência impugnam radicalmente toda ilusão de controle.

Keywords : Psicologia Genética; Piaget; Processo Cognitivo; Consciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )