SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue84Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grauToward a policy for effective reading from the age of 2 through 12 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LEITE, Sérgio Antonio da Silva. A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.84, pp.31-42. ISSN 0100-1574.

Índices de insucesso escolar são observados em todas as séries da escola pública brasileira mas, no ensino de 1º grau, observam-se dois "picos" de reprovação, o maior deles nas primeiras séries (agora, no final do Ciclo Básico); o segundo, que tem recebido pouca atenção dos pesquisadores, ocorre ao final da 5ª série e, ao que tudo indica, é mais grave e complexo nas escolas de periferia. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido na Delegacia de Ensino de Caieiras (SP), que objetivou avaliar o repertório de alunos das 4ªs séries, introduzir programas de revisão e propor a continuidade do trabalho nas 5ªs séries. Os resultados obtidos demonstram progressos relevantes no desempenho acadêmico dos alunos, discutindo-se as dificuldades específicas intra-escolares encontradas.

Keywords : Ensino de 1º Grau; Fatores Intra-Escolares; Fracasso Escolar; Repetência; Evasão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )