SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue89The nineties: new tasks in educating adults in Latin AmericaCharacteristics of county´s network of public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DIAS-DA-SILVA, Maria Helena G. Frem. Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.89, pp.39-47. ISSN 0100-1574.

O caráter reflexivo do trabalho docente, as contradições detectadas entre o discurso e a ação dos professores, a ausência de isomorfismo entre as teorias e a prática pedagógica e a fragilidade do rótulo Ensino Tradicional como matriz analítica do cotidiano escolar são alvos de discussão neste trabalho. A investigação de uma "sabedoria docente" - crenças, valores, concepções e até procedimentos que norteiam o fazer dos professores, de natureza diversa quer do conhecimento científico, quer do senso comum - é aqui analisada e exemplificada mediante estudo realizado com professores de quintas séries do 1º Grau.

Keywords : 1º Grau; Teoria Pedagógica; Cotidiano Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )