SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue90Government policies in education: current high points in analysisNotes in the redistribution of competencies among actors in the educational system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

COSTA, Marisa C. Vorraber. Pesquisa em educação: concepções de ciência, paradigmas teóricos e produção de conhecimentos. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.90, pp.15-20. ISSN 0100-1574.

O trabalho analisa aspectos centrais das transformações na pesquisa em Educação no Brasil, hoje. Considerando a prática concreta de professores e pesquisadores, são discutidos três pontos. O primeiro diz respeito à concepção de ciência que norteia as pesquisas e à forma problemática com que, freqüentemente, são utilizados alguns construtos teóricos que têm embasado as reflexões e as práticas pedagógicas investigativas; focaliza-se a indissociabilidade entre teoria e prática, o saber como construção coletiva e o professor como pesquisador. O segundo refere-se ao papel dos paradigmas teóricos na produção do saber novo e a análise desenvolve-se com base na teoria de Kuhn sobre a ciência. O terceiro ponto trata dos desafios de uma produção de conhecimento efetivamente criativo, revolucionário, que traga contribuições à solução dos graves problemas educacionais que nos afligem.

Keywords : Pesquisa em Educação; Paradigmas Teóricos em Educação; Produção de Conhecimentos em Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )