SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue90A controvérsia do ensino pago author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GONCALVES, Maria Elisa Rezende  and  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Conhecimento físico nas primeiras séries do 1º grau: o problema do submarino. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.90, pp.72-80. ISSN 0100-1574.

No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )