SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue93Games and their importance in the schoolTeaching practice and supervised training stage in education of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

AFONSO, Lúcia. Gênero e processo de socialização em creches comunitárias. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.93, pp.12-21. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre diferenças na socialização de meninas e meninos em creches comunitárias de Belo Horizonte e Contagem. Analisa a socialização diferencial a partir: a) do relacionamento entre educadoras e crianças; b) das concepções das educadoras sobre masculino, feminino e família; c) da forma como as educadoras lidam com a sexualidade infantil na creche. Ampliando a discussão para a discriminação de sexo, raça, classe e tipo de família, argumenta que a discriminação nas creches comunitárias aparece como auto-estigmatização em uma população que apresenta diferentes formas de organização familiar; é predominantemente feminina; de nível socioeconômico baixo e racialmente diversificada.

Keywords : Gênero; Creches; Socialização; Estigma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )