SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue96Protagonistas ou coadjuvantes: Carlota e os estudos feministas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulheres na escola: algumas reflexões sobre o magistério feminino. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.96, pp.71-78. ISSN 0100-1574.

A feminização do magistério no Brasil tem merecido por parte dos educadores e historiadores da educação apenas breves referências nos seus estudos. A adoção de paradigmas clássicos, com ênfase no processo da produção, ao inserirem o magistério feminino nas suas categorias de análise, descartam a dimensão macroestrutural e subjetiva e com isso deixam de apontar para questões determinantes que devem ser levadas em consideração sempre que se analisa o magistério. Isso ocorre, principalmente, por não se levar em consideração que o magistério, como profissão feminina, apresenta especificidades que o diferencia das demais profissões.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )