SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue97Theaching with research: the reconstructed practice of the University ProfessorThe field of symbolic productions, in particular, the scientific field of Pierre Bourdieu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CHARLOT, Bernard. Relações com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.97, pp.47-63. ISSN 0100-1574.

Neste artigo comparo uma pesquisa feita numa escola secundária de periferia com outra realizada com bons alunos de uma escola de clientela "mais favorecida". Como pensar, ao mesmo tempo, a singularidade das histórias escolares e a correlação estatística entre fracasso escolar e origem social? A pesquisa se concentra no significado que a escola tem para os alunos e no próprio fato de aprender. Tenta identificar os processos que estruturam a história escolar dos jovens: mobilização na escola e em relação à escola, processos "epistêmicos". Mostra que uma história escolar nunca é vivida por antecipação, que os jovens dos meios populares pensam a escola em termos de futuro mais do que de saber e que aprender não apresenta um sentido unívoco. 

Keywords : Relação com o Saber; Relação com a Escola; Estudantes Carentes .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )