SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue97The relationship to knowledge and schooling among studensts in the peripheryA criação de um tesauro para estudos de gênero author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GARCIA, Maria Manuela Alves. O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.97, pp.64-72. ISSN 0100-1574.

Este trabalho faz um comentário dos conceitos sociológicos - campo, habitus e estratégias - que Pierre Bourdieu utiliza na análise da estrutura e funcionamento dos campos das produções culturais e simbólicas e tem por objetivo explorar as implicações dessas idéias para uma análise do desenvolvimento de determinados campos ou disciplinas acadêmicas e científicas. Discute, sobretudo a estrutura e o funcionamento do campo científico na ótica bourdieuniana, no qual, por um aparente paradoxo, o avanço da ciência e do conhecimento científico são o resultado de lutas entre posições e agentes que disputam uma espécie específica de capital simbólico: a autoridade e/ou a legitimidade científica. Como ilustração das hierarquias que constituem o campo científico e do procedimento analítico proposto por Pierre Bourdieu, comentam-se aspectos de dois estudos que exemplificam a aplicação dessas categorias a fenômenos e eventos bem delimitados: uma análise do campo universitário francês, realizada pelo próprio Pierre Bourdieu na obra Homo Academicus, e uma análise do campo das Ciências Sociais, no Brasil dos anos 80, levada a efeito por Monique de Saint Martin. 

Keywords : Sociologia da Ciência e da Cultura; Campo Científico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )