SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue100The new paradigm of knowledge and educational policies in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LAUGLO, Jon. Crítica às prioridades e estratégias do banco mundial para a educação: world bank priorities and strategies for education. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.100, pp.11-36. ISSN 0100-1574.

O artigo levanta críticas ao documento de políticas educacionais do Banco Mundial de 1995 (World Bank´s 1995 Policy Review on Education), sendo focalizados, principalmente, os seguintes aspectos: sua concepção sobre os benefícios da escolarização: a maneira como são tratadas a educação básica e as habilidades básicas, a pouca atenção que é dada à educação pública profissionalizante, o conceito de profissionalismo pedagógico que parece implícito na concepção de melhoria da qualidade, a suposição de que é possível proteger os pobres quando a cobrança de taxas mais altas é feita, o tipo de descentralização que é defendida e a confiança na análise recomendada para a taxa de retorno. Implicações para outros financiadores também são comentadas. Em vista do uso intenso (e inevitavelmente seletivo) que faz de resultados de pesquisa como argumentos para recomendações, o documento provoca o questionamento das possibilidades da pesquisa como base para as prescrições de política. É sugerido que os especialistas do Banco e os pedagogos tendem a olhar a educação através de lentes profissionais muito diferentes. 

Keywords : Política Pública de Educação; Banco Mundial; Financiamento do Ensino; Qualidade do Ensino; Economia e Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )