SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue101Latin American University: from the "Casillero vacío" to the socially sustainable scenarioStrong and weak points of the new consensus on education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CAMPOS, Maria Malta. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.101, pp.113-127. ISSN 0100-1574.

O texto resume e comenta os principais resultados obtidos por um grupo de pesquisas significativas, realizadas na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na América Latina, que procuraram avaliar os efeitos da freqüência a programas de educação infantil sobre o desenvolvimento e a escolaridade posterior de crianças de diversas origens sociais, étnicas e culturais. Os estudos revistos incluem dados sobre diferentes tipos de programa: pré-escolas, creches e programas informais. A análise chama a atenção para o fato de que as opiniões a respeito da importância da educação pré-escolar flutuam ao longo do tempo, influenciadas pela conjuntura política e ideológica. Os resultados de pesquisa, porém, mostram com bastante consistência que educação de crianças pequenas talvez seja uma das áreas educacionais que mais retribuam à sociedade os recursos nela investidos.

Keywords : Educação Infantil; Creches; Desenvolvimento Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )