SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue102A reader in construction: a study on educational practices in José Lins do Rego's worksThe dialectical construction of a teaching curriculum in the international environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SETUBAL, Maria Alice. Escola como espaço de encontro entre políticas nacionais e políticas locais. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.121-133. ISSN 0100-1574.

Esta é uma reflexão sobre o potencial da instituição escolar como articuladora entre macro e micro políticas, trazendo o exemplo de uma administração municipal brasileira atual. As diretrizes educacionais em vigor no país refletem a visão da escola como pólo potencialmente transformador, com imprescindível função social para a comunidade em que atua. A diversidade dos contextos locais requer mudanças no atual modelo de gestão pública, mobilizando a sociedade civil para participar de forma efetiva. Dada sua inserção privilegiada, a escola, desde que assuma ela também formas de gestão participativa, aparece como locus de articulação entre políticas nacionais e locais. 

Keywords : Gestão Participativa; Autonomia da Escola; Políticas Locais; Democratização; Qualidade do Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )