SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue107Education paterns in the present times: traditional school and constructivist schoolBrazilian education: from reality to fantasy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SILVA, Cármen A. Duarte da; BARROS, Fernando; HALPERN, Sílvia C.  and  SILVA, Luciana A. Duarte da. Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.107, pp.207-226. ISSN 0100-1574.

Estudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade.

Keywords : Relações de Gênero; Repetência; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )