SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue108Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulistaAvaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SOUSA, Clarilza Prado de. Limites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.81-99. ISSN 0100-1574.

Pretendi neste trabalho analisar os limites e possibilidades da escola integrar alunos com atraso de escolaridade em processos de educação regular, que receberam apoio de programas de aceleração da aprendizagem. Baseada nas avaliações realizadas desses programas por professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUCSP e por pesquisadores do Núcleo de Avaliação Educacional da Fundação Carlos Chagas, discuto os resultados efetivamente alcançados considerando duas categorias de análise. Na primeira categoria, analiso os efeitos da estratégia pedagógica promovida pelos programas, nas aprendizagens e progressos dos alunos participantes. Na segunda categoria, procuro analisar as possibilidades de integração/inclusão desses alunos no processo de educação regular. Finalmente, à guisa de conclusão, procuro fazer algumas considerações teórico-metodológicas. Distinguindo integração de inclusão, discuto os limites e possibilidades que as ações dos programas têm de realmente promoverem o desenvolvimento de uma escola sem exclusão.

Keywords : Programa de Aceleração da Aprendizagem; Avaliação da Educação; Aprendizagem; Avaliação do Rendimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )