SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue108Limites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagemO curso de partos: deve ou não haver parteiras? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BONAMINO, Alícia  and  FRANCO, Creso. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.108, pp.101-132. ISSN 0100-1574.

Este trabalho focaliza o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, mais precisamente seu processo de institucionalização, as influências dos diversos atores envolvidos no processo, as interpretações extraídas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - a partir dos diversos ciclos e o significado para a educação brasileira da existência de um sistema de avaliação como o SAEB. As conclusões tematizam a mudança nos objetivos do SAEB ao longo dos ciclos, discutem o significado da opção por organização mais centralizada do SAEB e relacionam o perfil assumido pelo SAEB com demais aspectos da política educacional.

Keywords : Políticas Educacionais; Avaliação da Educação; Sistema de Educação; SAEB.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )