SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue109Rede de significações: perspectiva para análise da inserção de bebês na crecheO desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BORTOLOZZI, Arlêude  and  PEREZ FILHO, Archimedes. Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.109, pp.145-171. ISSN 0100-1574.

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Keywords : Educação Ambiental; Geografia; Interdisciplinaridade; Cidadania.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )