SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue121Modos de educação, gênero e relações escola-família author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CARVALHO, Marília Pinto de. Quem são os meninos que fracassam na escola?. Cad. Pesqui. [online]. 2004, vol.34, n.121, pp.11-40. ISSN 0100-1574.

Com o objetivo de conhecer as formas cotidianas de produção do fracasso escolar mais acentuado entre meninos nas séries iniciais do ensino fundamental, o artigo baseia-se em estudo desenvolvido entre 2002 e 2003 com o conjunto das crianças e professoras de 1ª a 4ª séries de uma escola pública do Município de São Paulo. Busca compreender os processos que têm conduzido um maior número de meninos do que meninas, e, dentre eles, uma maioria de meninos negros e/ou provenientes de famílias de baixa renda, a obter conceitos negativos e a ser indicados para atividades de recuperação. Conclui pela necessidade de discutir a cultura escolar como fonte importante na construção das identidades de meninos e meninas, seja na reprodução de estereótipos e discriminações de gênero, raça e classe, seja na construção de relações mais igualitárias.

Keywords : Relações de Gênero; Raça; Classe Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )