SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue124A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógicaEducação e estratificação social no acesso à universidade pública author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DURAN, Marília Claret Geraes; ALVES, Maria Leila  and  PALMA FILHO, João Cardoso. Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.124, pp.83-112. ISSN 0100-1574.

Este artigo aborda, numa perspectiva histórico-crítica, o percurso do ciclo básico na rede estadual paulista, desde sua criação até os anos iniciais da década de 90, discutindo ainda as ações e reações desencadeadas pela proposta e pela reorganização curricular do ensino fundamental decorrentes dessa iniciativa. A pesquisa documental realizada parte das motivações que direcionaram a política educacional no momento de abertura política, em que assumia o poder o primeiro governo eleito no Estado de São Paulo após longo período de regime militar, e passa pela análise dos diferentes tipos de reações da rede de ensino e da sociedade civil, a maior parte delas contrárias às medidas encaminhadas. Quais as razões que têm levado sistematicamente à desmobilização de propostas comprometidas com a garantia da escolaridade regular das camadas mais pobres da população? A análise realizada evidencia a forte presença do pensamento conservador impregnado na cultura pedagógica brasileira, que se manifesta diante de propostas, como a do ciclo básico, comprometidas com a democratização do ensino.

Keywords : Políticas Educacionais; Políticas Públicas; Ciclo Básico; Ensino Público.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )