SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue142Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório?Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GONCALVES, Eliane. Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia brasileira. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.142, pp.162-187. ISSN 0100-1574.

A proliferação de produtos culturais sobre as solteiras sugere uma preocupação internacional com o tema na contemporaneidade. A mídia brasileira também focaliza o fenômeno da nova solteira em sintonia com a literatura e filmografia sobre mulheres com mais de 30 anos, solteiras, moradoras das grandes cidades. A emergência da expressão "novas solteiras" remete ao ideário feminista de autonomia, liberdade e independência, em oposição à solteirona do passado. Neste artigo, analiso como as mulheres sós costumam ser retratadas em textos da mídia brasileira através de polarizações marcadas por gênero, idade e posição social e geográfica. Ressalto a utilização recorrente de informações validadas por vozes autorizadas de especialistas acadêmicos, sobretudo da área psi. Por fim, mostro como algumas matérias enfatizam a solidão e a transitoriedade do morar só, operando outras oposições marcadas por gênero.

Keywords : Mulheres; Mídia; Feminismo; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )