SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue143Sobre a tutela dos corpos infantis na rotina alimentar da crecheAprendendo a ser negro: a perspectiva dos estudantes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ALEXANDRE, Agripa Faria. Pesquisa acadêmica e prática educativa como um problema sociológico. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.143, pp.502-515. ISSN 0100-1574.

A pesquisa acadêmica e a prática educativa são analisadas a partir de quatro concepções rivais. Na concepção dita conjunta, entende-se que é indissociável a pesquisa acadêmica da prática educativa. Na complementar, assinala-se que apenas existe uma relação de complementaridade entre pesquisa acadêmica e prática educativa, cada uma influenciando a outra indiretamente. Na crítica, propõe-se pensar o efeito da alienação e da reprodução mercadológica, tanto na pesquisa acadêmica quanto na prática educativa. Por último, na de risco, acusa-se existir antes que uma união, complementaridade ou reprodução do capital, uma crise de reflexividade, tanto na pesquisa científica quanto na prática acadêmica, gerando efeitos incontroláveis para as práticas sociais. Da análise sobre processos educacionais em curso a partir da década de 1990, o autor sugere que a concepção de risco questiona o mito da aprendizagem incorporado acriticamente pelas filosofias da educação da modernidade. Com base no aporte analítico da sociologia de Giddens e Beck, o autor apresenta como explicação final que as pesquisas sobre educação não têm considerado os efeitos sociais da produção do conhecimento na chamada alta modernidade.

Keywords : Pesquisa Educacional; Prática de Ensino; Teoria da Educação; Sociologia da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )