SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue145Programas trainees corporativos e o governo das almasEvolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no Pisa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.145, pp.48-64. ISSN 0100-1574.

Este artigo parte dos conceitos de biopoder e de governamentalidade para analisar alguns documentos governamentais brasileiros recentes que concernem à introdução da Filosofia como disciplina no ensino médio. Durante a década de 1980, no cerne dos movimentos pela redemocratização do país, a ênfase nessa argumentação foi posta na suposta criticidade da Filosofia e em seu potencial na formação de cidadãos para uma sociedade democrática. Esse argumento parece ter sido assimilado pelo governo brasileiro ao estipular, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que os alunos do ensino médio devem demonstrar os conhecimentos de Filosofia “necessários ao exercício da cidadania”. O estudo analisa, também, documentos como os PCN, os PCN+, as OCEM, em seus capítulos sobre a disciplina Filosofia. Percorrem-se, aqui, pela ótica da governamentalidade, os documentos de política pública, explicitando a instrumentação da Filosofia para a formação de jovens segundo aquilo que se entende como uma sociedade democrática moderna.

Keywords : Ensino de Filosofia; Ensino Médio; Foucault, Michel.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )