SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue145Evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no PisaPolíticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GATTI, Bernardete A.. Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.145, pp.88-111. ISSN 0100-1574.

Partindo do conceito de “reconhecimento social” e da questão da formação de “senso de injustiça”, analisam-se políticas recentes relativas à carreira docente, por meio de documentos e ações emergentes em nível federal, estadual e municipal. A discussão de fundo é a valorização dos professores na realidade social e educacional do Brasil. Discutem-se planos de carreira e sua relação com a vida profissional dos docentes em estados e municípios e com a qualidade da educação. Conclui-se, por essas análises, que a questão do reconhecimento social desse profissional ainda sofre com os problemas evidenciados, o que explica o crescente senso de injustiça que percorre a categoria. Verifica-se, no entanto, que há um movimento nas diferentes esferas da gestão pública da educação no sentido de se preocupar com os planos de carreira do magistério, embora esse movimento ainda não tenha abrangência total e não tenha mostrado ainda impactos efetivos.

Keywords : Políticas Educacionais; Professores; Salário; Educação Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )