SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue155Nuclei of meanings: an historical-dialectical proposal for grasping the meaningsFrom teacher masters to field formers in the supervised internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MALLMANN, Elena Maria. Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva*. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.76-98. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143088.

Problematizam-se situações-limite metodológicas no âmbito do desenvolvimento de pesquisa-ação como tipologia de pesquisa qualitativa em educação. Apresenta-se proposição de procedimento teórico-metodológico de pesquisa-ação sistematizada em três matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora - MDP -; Matriz Temático-Organizadora - MTO -; e Matriz Temático-Analítica - MTA. São destacados exemplos das três matrizes, discutindo passo a passo seu processo de implementação. Sinaliza-se o potencial teórico-metodológico da MDP, MTO e MTA nas etapas de elaboração da preocupação temática, coleta/produção de dados, análise e proposição conceitual (conclusões) em projetos de pesquisa-ação educacional no enfoque da abordagem qualitativa.

Keywords : Pesquisa Educacional; Pesquisa-ação; Metodologia; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )