SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue155Job insecurity for teachers in a private school of suburbs of Rio de JaneiroThe genesis of a catholic school and female strategies in the 20th century Maranhão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FONSECA, Marcus Vinícius. Escola e status racial em Cachoeira do Campo/MG no século XIX. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.156-177. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142855.

De acordo com uma documentação que contabilizou a população de Minas Gerais, nos anos de 1830, havia um predomínio dos negros entre os alunos das escolas de instrução elementar. Neste artigo, procuramos investigar os significados dessa experiência para a população negra através da confrontação de documentos censitários do distrito de Cachoeira do Campo/MG, que se encontrava no termo de Ouro Preto, na região central da província. O procedimento de análise ocorreu a partir da separação dos domicílios em que havia o registro de crianças frequentando escolas, em 1831. Em seguida, identificamos esses domicílios na documentação de 1838 analisando a situação dos indivíduos escolarizados e de seu grupo familiar. O intervalo de sete anos entre os documentos possibilitou a avaliação dos impactos da experiência escolar, revelando, entre outras coisas, que negros escolarizados eram preferencialmente designados como pardos e estes podiam mudar de status racial, passando até mesmo a ser classificados como brancos.

Keywords : História da educação; Negros; Minas Gerais; Século XIX..

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )