SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue156Personal identity and social subjectivity: education and subjective constitutionThe problem-based learning in the training of psychologists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CHAIB, Mohamed  and  LOUREIRO, Laura. Representações sociais, subjetividade e aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.358-372. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143201.

Este artigo pretende investigar em que medida a teoria das representações sociais pode definir e explicar os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que tais fenômenos foram, até o momento, na maioria das vezes, investigados e explicados com base nas teorias psicológicas de desenvolvimento e cognição. Acreditamos que menos atenção tem sido dedicada à explicação do ensino e da aprendizagem humana, por exemplo, baseada na análise etnográfica, sociológica ou psicossocial. Neste texto, pretendemos refletir sobre o papel que pode ser desempenhado pela teoria das representações sociais, particularmente pelos fenômenos da subjetividade e intersubjetividade, na formação dos processos de ensino e de aprendizagem humanos.

Keywords : Representações Sociais; Aprendizagem; Educação; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )