Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574
Abstract
CHARREU, Leonardo Verde and OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Diários de aula e portfólios como instrumentos metodológicos da prática educativa em artes visuais. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.410-425. ISSN 0100-1574. https://doi.org/10.1590/198053142839.
Este artigo pretende dissertar sobre nossas experiências profissionais com diários de aula e portfólios no processo formativo de professores. Como são conceituados, em que estão pautados, como podem ser organizados pelos estudantes e que lugar ocupam enquanto instrumento da prática educativa foram determinantes na forma como este texto foi organizado. A partir de uma série de autores que servem de referência, pretendemos mostrar conceitualmente como operamos com esses dois instrumentos na formação de professores, tendo a perspectiva da cultura visual como pano de fundo. Essa experiência foi vivida pelos pesquisadores em dois ambientes distintos de formação - Brasil e Portugal - e, nesse sentido, serão feitas pontualizações das especificidades e respectivas contextualizações.
Keywords : Diários de Classe; Portfólios; Formação de Professores; Cultura Visual.