SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue157Residence training in public policy: an innovative experimentEducational biopolitics and the government of transsexual and transvestite bodies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GALLO, Luz Elena  and  MARTINEZ, Leidy Johana. Linhas pedagógicas para Educação Corporal. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.612-629. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143215.

Este artigo tem como finalidade a criação de um plano de composição pedagógica da Educação Corporal, tendo como referência de análise o pensamento de Gilles Deleuze, filosofia que atualmente tem relevância para as pedagogias contemporâneas que se preocupam por ressignificar o lugar do corpo na educação. O estudo da filosofia de Gilles Deleuze, no marco pedagógico, realiza-se pelo método rizomático, a partir do qual se refletem conceitos de corpo e educação ligados ao acontecimento, às intensidades, à potência e à atividade criativa. Do encontro com a filosofia deleuziana se desprendem algumas linhas pedagógicas que dão vida ao pensamento de uma Educação Corporal dos afetos, ao devir e à criação.

Keywords : Deleuze, Gilles; Corpos; Afetividade; Educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )