SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue160The nacional plan of education and the special needs education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MORIN-MESSABEL, Christine et al. Representações das categorias de sexo em crianças no contexto escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.526-546.  Epub Apr 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143624.

Na França, a questão da educação para a igualdade entre meninas e meninos na escola e da luta contra as desigualdades entre as categorias de sexo é muito presente, e esta pesquisa deve ser contextualizada tendo em vista o combate aos estereótipos no contexto escolar. Nosso interesse são os conhecimentos que as crianças desenvolvem, ao longo da primeira infância e da infância, a respeito dos brinquedos, vistos aqui como meios de socialização de gênero. Os resultados indicam um conhecimento precoce dos estereótipos associados a certos brinquedos, mas também variações segundo o tipo de brinquedo e a idade das crianças. As experiências de socialização no contexto escolar podem fornecer, por intermédio da ação dos professores através de interações pedagógicas e suportes lúdicos, experiências mais heterogêneas.

Keywords : Contexto Escolar; Brinquedos; Estereótipos Sexuais; Criança.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese | French     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )