SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue161Grade repetition and indiscipline: evidence from Brazil and Portugal in Pisa, 2012Indiscipline in schools: the itinerary of a theme/research problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz  and  SILVA, Cíntia Santana e. Opressão nas escolas: o bullying entre estudantes do ensino básico. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.638-663.  Epub July 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143888.

O artigo examina o fenômeno bullying entre os alunos do ensino básico das escolas estaduais de Minas Gerais. A análise empírica apoiou-se em dados obtidos junto a 5.300 alunos e 243 professores nos anos de 2012 e 2013. Os dados foram analisados com base em modelos lineares generalizados hierárquicos. Foi estimada a chance de ocorrência da prática de bullying a partir de uma estrutura de dois níveis, o dos alunos e o das escolas. Verificou-se que a distribuição do bullying é explicada, no nível individual, pela qualidade do vínculo do aluno com a escola e pela aderência a comportamentos desviantes; no nível escolar, por características contextuais, como clima geral de satisfação, qualidade da relação professor-aluno e método de contenção de conflitos.

Keywords : Bullying; Escolas; Ensino Básico.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )