SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue161Injustice, conflict and violence: a case study in public school in RecifeFull-time students in the countryside: learnings, processes and meanings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

LEANDRO, Alexandra. Corpos em movimento no espaço: narrativas escolares. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.736-754.  Epub July 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143880.

O modo como as mobilidades e performances espaciais dos alunos são disciplinadas pelos diferentes educadores que habitam a escola permite-nos refletir sobre a relevância do espaço corporeamente produzido na configuração da experiência escolar. Em cada ano, múltiplas fronteiras espaciais são atualizadas em busca de um renovado equilíbrio entre abertura e fechamento, distância e proximidade, com vista à defesa e (re)construção do território dos adultos. A forma como o espaço escolar é distribuído e investido de sentido é um processo incerto e conflituoso, sendo que, no contexto do funcionamento diário de uma escola, a reflexão em torno dessa dimensão territorial leva-nos a olhar para a mobilidade e ocupação espaciais como importantes recursos individuais, grupais e institucionais.

Keywords : Escolas; Corpo; Espaço; Disciplina.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )