SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue162The Catechism of Montpellier and children's education in Brazil ImperialThe implementat ion of the "Escola Plural" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

QUILAQUEO-RAPIMAN, Daniel; QUINTRIQUEO-MILLAN, Segundo; RIQUELME-MELLA, Enrique Hernán  and  LONCON-ANTILEO, Elisa. Educação mapuche e educação escolar na Araucania: dupla racionalidade educacional?. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1050-1070.  Epub Apr 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143599.

Este artigo aborda a construção social de uma dupla racionalidade no conhecimento educativo mapuche. O marco de referência sustenta uma base epistêmica de conhecimentos educativos mapuche e a noção de relação com o saber, na qual a equação passado incorporado mais contexto de ação presente é igual a práticas observáveis. A metodologia propõe uma crítica epistemológica à pesquisa tradicional realizada sobre os povos indígenas. Os resultados sintetizam as principais características da dupla imersão educativa de crianças e jovens mapuches a partir dos discursos dos pais de família. Conclui que a educação mapuche está baseada em uma dupla racionalidade educativa para superar o currículo escolar chileno monolíngue-monocultural.

Keywords : Educação Indígena; Mapuches; Curriculum; Chile.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )