SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue162Educational functions of e-parliaments: a longitudinal analysis of the Brazilian caseAesthetic Education, cinema and otherness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CONTE, Elaine  and  DEVECHI, Catia Picc olo Viero. A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1216-1233.  Epub Oct 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143724.

O ensaio busca problematizar os sentidos da arte e das tecnologias na racionalidade pedagógica, a partir dos elementos da teoria crítico-estética de Theodor Adorno. Para isso, lançamos as seguintes questões: Em plena era digital, ainda faz sentido pensar na experiência formativa da arte? É possível desmistificar as tecnologias na educação pela reconstrução estética de significados? Como pensar a dimensão expressiva da educação no âmbito da instrumentalidade? Por meio de um estudo hermenêutico, buscamos compreender e repensar as tecnologias, discutindo uma mediação crítica do universo da arte na educação, enquanto gesto reflexivo, intercâmbio dialógico e emancipatório, ao mesmo tempo possível e bloqueado pelas relações opostas e intensas da atualidade.

Keywords : Educação; Tecnologia; Experiência; Estética.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )