SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue164The textbook program for ensino fundamental (1971-1976)Monitoring student progress in identifying risk in reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

VERDUGO-PERONA, José Javier; SOLAZ-PORTOLES, Joan Josep  and  SANJOSE-LOPEZ, Vicent. Conhecimento pedagógico do conteúdo nas ciências: estado da arte. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.586-611. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143915.

Neste artigo é efetuada uma revisão descritiva da literatura sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - CPC - em ciências e sobre a pesquisa realizada sobre o tema. Em suma, analisa-se o seguinte: a) como é definido, quais são suas principais características e a forma como o CPC foi determinado entre os professores; b) sua relação com o conhecimento da matéria a ser ensinada e a aprendizagem dos estudantes; c) como ele foi utilizado para a formação e a avaliação de professores; e d) os tópicos científicos em que o CPC tem sido estudado. Conclui-se que o CPC perfila-se como uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade da formação dos professores.

Keywords : Professores de Ciências; Avaliação de Professores; Formação de Professores; Formador de Professores.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )