SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue165Integral education in higher education and the development of nationsThe participation of university students in productive and reproductive work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ARANGO, Lina Calle; PICO, Angie Lizeth  and  MURILLO, Javier H.. Os centros de escrita: entre a nivelação acadêmica e a construção do conhecimento. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.872-895. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143882.

Os centros de escrita, originalmente chamados de laboratórios ou clínicas, nasceram da necessidade das universidades americanas de corrigir os problemas de escrita de seus estudantes. Assim, sua motivação inicial deu origem a um caráter remediador. Após a segunda metade do século, ocorreu uma mudança de denominação, na qual também subjaz uma mudança na maneira de conceber o ensino da linguagem, indicando que o centro de escrita agora é um espaço aberto, não só para os alunos mais atrasados ou com problemas em alguma disciplina, mas para todos. Um elemento que permaneceu nesses espaços desde o início e que até agora demonstrou ser eficiente foi a aprendizagem colaborativa mediante a tutoria entre pares. O objetivo deste artigo é avaliar o papel desse tipo de aprendizagem dentro da trajetória dos centros de escrita, estabelecendo os alcances e limitações que atualmente enfrenta.

Keywords : Tutoria; Processo de Aprendizagem; Ensino Superior; Escrita.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )