SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue165Digital culture and diversity: perspectives of discourses on ICT-Education PoliciesTeacher evaluation: a report on the development of a proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MENDES, Rosana Maria  and  MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.1044-1066. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143988.

Neste artigo expomos a análise de conteúdo como uma metodologia de análise de dados da pesquisa qualitativa em Educação. A metodologia torna-se parte fundamental de um trabalho acadêmico, dando à pesquisa características que determinam a qualidade deste. Assim, apresentamos os “matizes” como o cenário em que o trabalho foi realizado, o período e o ambiente em que ocorreu o Curso de Extensão (módulos I e II), a escolha dos softwares utilizados, os participantes, as entrevistas coletivas e a explicitação de como se fizeram a coleta de dados e os registros orais e escritos. Com esse material, como bricoleurs, artesãs cosendo seu patchwork, fomos construindo nossa investigação, realizada com um enfoque qualitativo, tendo os dados analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Franco (2008).

Keywords : Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo; Educação; Matemática.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )