SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue171STEM EDUCATION AND GENDER: A CONTRIBUTION TO DISCUSSIONS IN BRAZILMEETINGS IN THE TERRITORIES: SCHOOL, JUVENILE TECHNOLOGIES AND GENDER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GUIMARAES, Jamile  and  CABRAL, Cristiane da Silva. BULLYING ENTRE MENINAS: TRAMAS RELACIONAIS DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.160-179.  Epub May 13, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145708.

Este estudo etnográfico realizado em duas escolas públicas de ensino fundamental II, de São Paulo e Salvador, analisa como meninas adolescentes negociam identidades de gênero nas tramas relacionais do bullying. Conformando um processo de controle social, o bullying assenta-se em jogos de diferenças que conduzem à apreensão de normas de gênero. A discussão do bullying como violência de gênero mostra como meninas manipulam categorizações e atributos femininos tradicionais para promover distinções sociais e desigualdades de poder entre elas. As disputas por poder e status subsidiam o ordenamento social do grupo, por meio da regulação da sexualidade e de comportamentos estereotipados de delicadeza e cuidado feminino, mas também possibilitam a reivindicação de valores e práticas igualitários.

Keywords : BULLYING; GÊNERO; SOCIALIZAÇÃO; ADOLESCÊNCIA.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )