SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue171MEETINGS IN THE TERRITORIES: SCHOOL, JUVENILE TECHNOLOGIES AND GENDERPLAGIARISM IN TEXTBOOKS AND IN THE AUTHORS’ VISION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARQUES, Joana; OLIVEIRA, Sofia; FERREIRA, Paula Costa  and  VEIGA-SIMAO, Ana Margarida. TRABALHO COLABORATIVO NO 1° CICLO: SUPORTE PERCEBIDO E REGULAÇÃO PARTILHADA. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.204-223.  Epub May 13, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145287.

A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.

Keywords : APRENDIZAGEM; ESTRATÉGIA DA APRENDIZAGEM; TRABALHO DE GRUPO; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )