SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue174THE EVALUATION OF PLAY QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONREADING AND WRITING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CONTEXTS AND PRACTICES UNDER DEBATE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GUIMARAES, Daniela Oliveira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O PIBID. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.76-99.  Epub Nov 20, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145997.

Este artigo tem como objetivo compreender peculiaridades da formação de professores da educação infantil e discutir especificidades da docência nesse contexto. Para tal, apresenta reflexões acerca do trabalho formativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Pedagogia/Educação Infantil numa universidade federal nos anos de 2016 e 2017, a partir da análise dos registros produzidos no processo. Os interlocutores privilegiados são: Mikhail Bakhtin, na consideração do caráter alteritário da formação; e, paralelamente, Maurice Tardif, Antonio Nóvoa e Maria do Céu Roldão, que sublinham a centralidade da prática na formação e a profissionalidade dos professores. Nesse cenário, são tematizados desafios da docência na 1ª etapa da educação básica; de modo especial, a construção de práticas pedagógicas centradas nas crianças.

Keywords : EDUCAÇÃO INFANTIL; ALTERIDADE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PIBID.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )