SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue174MALE TEACHERS WHO ARE FATHERS AND THE MONITORING OF CHILDREN’S SCHOOL LIFESCHOOL AND DIGITAL MEDIA: SOME REFLECTIONS ON THE TRANSMEDIA LITERACY PROJECT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

OSTI, Andréia  and  TASSONI, Elvira Cristina Martins. AFETIVIDADE PERCEBIDA E SENTIDA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.204-220.  Epub Nov 20, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146575.

Afetos vividos por alunos no ambiente escolar influenciam o processo de aprendizagem. Buscou-se investigar como os estudantes percebem o ambiente da aprendizagem e quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender, bem como mensurar as diferenças de gênero. Participaram 312 alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de cidade no interior de São Paulo. Foi aplicada a Técnica de Associação Livre de Palavras e os resultados evidenciam que os meninos têm sentimentos e percepções mais negativas relativas à escola e ao relacionamento com o professor. As meninas têm sentimentos mais positivos e os negativos são direcionados para si. A pesquisa colabora para o campo da formação de professores, ao discutir as relações entre afetividade e cognição.

Keywords : REPRESENTAÇÃO; AFETIVIDADE; EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM; RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )