SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176BRAZIL IN PISA 2003 AND 2012: STUDENTS AND MATHEMATICSACTIVITY THEORY: FUNDAMENTALS FOR STUDY AND DESIGN OF BLENDED LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SOUSA, Raquel Juliana Prado Leite de. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE LETRAMENTO: MAPEAMENTO BIBLIOMÉTRICO DAS TESES DA BDTD (1997-2016). Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.494-514.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146655.

A fim de identificar a constituição do campo científico do letramento no Brasil, foram analisadas 237 teses defendidas entre 1997 e 2016 disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o que permitiu a realização de um mapeamento bibliométrico enfocando as variáveis: a) evolução temporal; b) distribuição geográfica e institucional; e c) orientação e gênero. Observou-se crescimento de pesquisas de doutorado sobre o tema, com 88,6% tendo sido defendidas entre 2007 e 2016. Percebeu-se uma discrepância geográfica, com 51,48% de teses desenvolvidas no Sudeste e nenhum trabalho realizado no Norte. A frente de orientadores apontou para um grupo de 10 docentes com mais orientações. Verificou-se que 74% das orientações, 82,28% da autoria e 100% da frente de orientadores são formados por pesquisadores do gênero feminino. Os indicadores lançam luz à compreensão do campo científico sobre letramento no Brasil pela identificação de algumas de suas raízes históricas.

Keywords : LETRAMENTO; PESQUISA; BIBLIOTECONOMIA; INDICADORES.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )