SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176TEACHING CASES AS AN INVESTIGATIVE-FORMATIVE STRATEGY IN THE PARFOR SUPERVISED PRACTICEVIOLENT NON-CONFLICTIVE SOCIABILITIES IN SECONDARY SCHOOL STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GONZALEZ-ESCOBAR, Mary; SILVA-PENA, Ilich; GANDARILLAS, Andrea Precht  and  KELCHTERMANS, Geert. ABANDONO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA: REVISÃO DA LITERATURA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.592-604.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146706.

A quantidade de docentes que decidem abandonar a sala de aula antes de cumprir cinco anos de experiência é uma preocupação crescente em nível internacional. Para contribuir com tal discussão, este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura produzida na América Latina em torno do tema. Por meio das pesquisas realizadas nesse contexto geográfico específico, são abordadas as razões apontadas pelos/as docentes para abandonar a sala de aula. Em nossas conclusões, consideramos que a vida escolar seria a razão principal para desistir da profissão. Por isso, apontamos o conceito de alfabetização micropolítica como uma maneira de abordar o fenômeno estudado.

Keywords : PROFISSÃO DOCENTE; RECRUTAMENTO; CARREIRA; RELAÇÕES DE TRABALHO.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )