Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314
Abstract
BARRIOS-TAO, Hernando; DIAZ, Vianney and GUERRA, Yolanda M.. PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO PERANTE OS DESENVOLVIMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07767. Epub Nov 19, 2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147767.
A inteligência artificial reconfigura entornos sociais, práticas educacionais e vidas humanas, e seus desenvolvimentos mobilizam vozes defensoras e detratoras. O objetivo é interpretar possibilidades, riscos e oportunidades da inteligência artificial para os propósitos da educação, mediante uma hermenêutica analógica que estabeleça um equilíbrio entre dois extremos interpretativos: univocidade e equivocidade. Os resultados indicam impactos da inteligência artificial na visão humanista, a autonomia, a equidade, a formação integral e o próprio direito à educação. Uma compreensão equilibrada mitiga riscos e aproveita possibilidades desses desenvolvimentos para os propósitos educacionais, com a visão de que ainda estão em processamento e demandam novas indagações.
Keywords : EDUCAÇÃO; INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; HUMANISMO.
![](/img/en/iconPDFDocument.gif)
![](/img/en/iconPDFDocument.gif)