SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51MEANING NUCLEI: THE DIALETICAL APPROACH OF MEANING APPREHENSIONS PRODUCED IN GROUPSTHE 1959 EDUCATORS’ MANIFESTO REVISITED: EVENT, NARRATIVES AND DISCOURSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BARRIOS-TAO, Hernando; DIAZ, Vianney  and  GUERRA, Yolanda M.. PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO PERANTE OS DESENVOLVIMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07767.  Epub Nov 19, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147767.

A inteligência artificial reconfigura entornos sociais, práticas educacionais e vidas humanas, e seus desenvolvimentos mobilizam vozes defensoras e detratoras. O objetivo é interpretar possibilidades, riscos e oportunidades da inteligência artificial para os propósitos da educação, mediante uma hermenêutica analógica que estabeleça um equilíbrio entre dois extremos interpretativos: univocidade e equivocidade. Os resultados indicam impactos da inteligência artificial na visão humanista, a autonomia, a equidade, a formação integral e o próprio direito à educação. Uma compreensão equilibrada mitiga riscos e aproveita possibilidades desses desenvolvimentos para os propósitos educacionais, com a visão de que ainda estão em processamento e demandam novas indagações.

Keywords : EDUCAÇÃO; INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; HUMANISMO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )