Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314
Abstract
DONOSO-DIAZ, Sebastián; ARIAS-ROJAS, Óscar and REYES-ARAYA, Daniel. ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E MACRO-POLÍTICA EDUCACIONAL CHILENA: RESULTADOS E DISCUSSÕES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07557. Epub Nov 19, 2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147557.
O trabalho analisa as tendências do orçamento público da educação no Chile no período 1999-2018, identificando a evolução seguida, especificando suas mudanças e recorrências com base nas principais macropolíticas educacionais implementadas, dimensões pouco estudadas a partir da própria política. A análise é realizada a partir do processamento estatístico dos itens do orçamento e sua consolidação ao longo do tempo. Conclui estabelecendo uma relação entre os vários marcos sociopolíticos vivenciados pelo país nesse período, seu impacto nas propostas de orçamento educacional e a magnitude de algumas políticas, mostrando que, além dos aspectos técnicos, os orçamentos educacionais são em essência - um instrumento fundamental das políticas públicas. A análise confirma o peso dos movimentos sociais e estudantis nas políticas educacionais implementadas e na provisão financeira do Ministério da Educação.
Keywords : FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO; ORÇAMENTO PÚBLICO; POLÍTICAS PÚBLICAS; CHILE.