SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INTERVENTION IN GENDER VIOLENCE AND UNIVERSITY STUDENTS: DIAGNOSIS IN ACTIONRECENT EVOLUTION OF MINORITIES’ ATTENDANCE AND PROFILE AT UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

COSTA, João Pedro Moreira; RIBEIRO, Ana Cláudia; ARAUJO, Klaique Andreia  and  MIRANDA, Adílio Renê Almeida. ENSINO DE RELAÇÕES RACIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA ÁREA PÚBLICA NO BRASIL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e08454.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148454.

O racismo está enraizado na sociedade brasileira, sendo relevante discutir e promover ações antirracistas e de valorização da população negra. O ensino da temática “relações raciais” é importante instrumento para estimular essas ações, principalmente no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da área pública no Brasil. Assim, mediante pesquisa estatística-descritiva e análise documental, tais programas foram estudados e concluiu-se que a maioria dos que abordam a temática racial direta e/ou indiretamente em suas disciplinas está ligada às políticas públicas, enquanto o debate é secundarizado na maioria dos PPGs de Administração e Gestão Pública. Ademais, há uma tendência da não obrigatoriedade curricular de disciplinas que fazem referência direta à discussão racial.

Keywords : RELAÇÕES RACIAIS; PÓS-GRADUAÇÃO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )